“35 anos acolhendo, protegendo, e promovendo crianças e adolescentes”
A “Obras de Assistência Social Dom Orione de Capoeiras”, inscrita no CPNJ nº 82.509.712/0001-03, é uma Associação Civil com personalidade jurídica de direito privado e fins não econômicos e com caráter exclusivamente beneficente, assistencial, educacional e filantrópico.
Justificando seu fim estatutário a Instituição criou o Centro Educacional Dom Orione em 1995 para institucionalizar o Projeto Turminha criado em 1987 com o objetivo de acolher crianças e adolescentes que perambulavam nas ruas do Bairro de Capoeiras e se auto denominavam “Turminha”. Este Projeto teve o apoio da comunidade de Capoeiras que destinou a antiga casa dos padres para sua instalação. Inicialmente foram atendidas aproximadamente 30 crianças. Eram servidas duas refeições e atividades de dança, recreação, trabalhos manuais e apoio pedagógico com voluntários. Mais tarde puderam contratar os primeiros profissionais. Em 1995 a casa foi interditada pela vigilância sanitária sendo demolida dando lugar a um novo prédio com estrutura para atender 140 crianças e adolescentes, sob a nova denominação “Centro Educacional Dom Orione” nome dado à todos os Projetos Socioeducativos criados pela Pequena Obra da Divina Providencia , congregação dos Religiosos Orionitas que atua no Brasil desde 1913.
A Instituição se mantém por meio de doações, brechós, bingos, rifas e também por meio da parceria firmada com a Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria Municipal de Educação e da Assistência Social.
Conheça este Projeto que impacta vidas de crianças e adolescentes que fazem a diferença na construção de uma sociedade mais igualitária com acesso democrático a bens culturais de educação e proteção a vida, independente da religião, cor, gênero ou classe social.
Atender crianças e adolescentes proporcionando vivências que contemplem as necessidades inerentes a faixa etária de 06 a 15 anos, na perspectiva de uma formação integral de pessoas capazes de serem protagonistas de suas vidas com valores vitais, espirituais, éticos, morais e ecológicos.
O Programa aplica a metodologia de oficinas Socioeducativas, emocionais e pedagógicas.
Segundo Gonçalez Candau, 1995, p.117 "Oficina pedagógica constitui o lugar do vínculo, da participação, da comunicação, da produção social de objetos, acontecimentos e conhecimentos. Essas priorizam o pensar e o agir respeitando os limites e estimulando as potencialidades de cada um.
Entre elas estão: Apoio pedagógico (leiturização e matematização), Artes corporais (Capoeira, dança, ed. física, corporeidade), Artes manuais, visuais, musicalidade, Literatura (diferentes gêneros literários), Educação Digital.
São servidas duas refeições diárias nos respectivos turnos.